Usuarios Online

Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de abril de 2013

Suspeito de tramar ataque no Canadá diz estar em 'choque' com prisão

Suspeito de tramar um ataque contra um trem de passageiros no Canadá, Raed Jaser disse nesta terça-feira (23), através de seu advogado, em audiência em Toronto, que "está em choque" com sua detenção na segunda-feira.

Raed Jaser chega para audiência em tribunal de Toronto (Foto: CTV News/Reuters)
 
Raed Jaser chega para audiência em tribunal de Toronto (Foto: CTV News/Reuters)
A polícia do Canadá disse acreditar que os dois presos - Jaser, de 35 anos, e Chiheb Esseghaier, de 30, - receberiam apoio e orientação de membros da rede Al-Qaeda no Irã. O Irã negou qualquer envolvimento.
O advogado de defesa John Norris disse que Jaser vive há 20 anos no Canadá e tem raízes profundas no país. Ele criticou a polícia por "demonizar" seu cliente, descrevendo-o como um cidadão não-canadense. Jaser vive no Canadá, mas não tem a nacionalidade.
Mohammed Jaser, pai de Raed, compareceu nesta terça-feira na audiência no tribunal de Toronto, mas evitou comentar a prisão do filho.
Segundo a polícia, ambos estavam sendo investigados, após uma denúncia da comunidade muçulmana em Toronto.
Pouco se sabe sobre Jaser, mas um porta-voz do Institut National de la Recherche Scientifique, perto de Montreal, confirmou à Reuters que Esseghaier, supostamente da Tunísia, era um estudante de doutorado no instituto de pesquisa.
 
As autoridades canadenses ligaram os dois a facções da Al-Qaeda no Irã, para a surpresa de alguns especialistas em segurança. Mas a polícia também disse que não havia nenhuma indicação de que os planos de ataque, que a polícia descreveu como o primeiro complô revelado com apoio da Al-Qaeda em solo canadense, foram patrocinados pelo Estado iraniano.
Autoridades norte-americanas disseram que o ataque teria como alvo uma linha de trem entre Nova York e Toronto, uma rota que percorre o Vale do Hudson por Nova York e entra no Canadá perto de Niagara Falls.
Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário